Saúde Sem Complicações #21: Saiba mais sobre as causas e tratamentos do joanete

O problema pode ter causas genéticas ou ser desencadeado pelo uso de calçados de salto alto e bico fino. Apesar de não ter cura, pode ser controlado

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=323773

Saúde Sem Complicações #21: Saiba mais sobre as causas e tratamentos do joanete
Saúde sem Complicações

 
 
00:00 / 26:58
 
1X
 

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe o médico assistente do Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor, na área de Ortopedia Pediátrica e Afecções do Pé do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, Diego Polizello, para falar sobre joanete.

O médico explica que joanete é uma patologia dos pés que acomete, principalmente, o primeiro dedo, conhecido popularmente como “dedão”, causando desvio e saliência óssea. O problema pode causar dores ao calçar sapatos e também ao caminhar, além de sintomas inflamatórios, como calor local e vermelhidão. Geralmente, essas dores são sentidas na parte interna do pé; porém, em casos mais sérios, causam dores circunferenciais em toda a extensão do primeiro dedo.

Segundo Polizello, o joanete pode surgir devido a fatores genéticos ou aos tipos de calçados utilizados. Pacientes que usam com muita frequência salto alto e bico fino contribuem para o aparecimento do problema. 

O médico explica que o tratamento definitivo para o joanete é cirúrgico, porém existem alternativas que aliviam os sintomas, como espaçadores, protetores de silicone e medicações. O médico chama a atenção para o fato de não existir cura para a patologia, mas, sim, o controle. Mesmo com a cirurgia, o problema pode voltar a ocorrer.

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.


Saúde sem complicações

Apresentação: Mel Vieira
Produção: Mel Vieira e Flávia Coltri
Edição: Rita Stella
Edição Sonora: Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana
Coordenação: Rosemeire Talamone
Edição Geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: terça-feira, às 13h.
Veja todos os episódios da Saúde sem complicações
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.