Pílula Farmacêutica #120: Hipertensão arterial atinge 30% da população adulta no Brasil

A doença, conhecida como “assassina silenciosa”, por normalmente não apresentar sintomas, pode trazer graves consequências à saúde

 17/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 25/08/2023 as 10:50
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #120: Hipertensão arterial atinge 30% da população adulta no Brasil
/

O dia 26 de abril foi instituído como Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. A hipertensão ocorre quando a pressão do sangue é, consistentemente, alta demais, fazendo com que o coração tenha que trabalhar mais para levar o sangue para todo o corpo.  

Conhecida também como pressão alta, a hipertensão, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SHB), atinge 30% da população adulta no Brasil. E é uma doença silenciosa, lembra o acadêmico Giovani Santos de Oliveira, orientado pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, nesta edição do Pílula Farmacêutica. Pelos riscos à saúde, adianta o acadêmico, a hipertensão “precisa ser tratada para não trazer consequências como a cegueira, problemas nos rins, aneurismas e impotência sexual, por exemplo”. Sem contar que as doenças cardiovasculares, predispostas pela hipertensão, são as que mais matam em todo o mundo.

Trata-se de uma “assassina silenciosa”, pela falta de sintomas, assim, nos poucos casos em que se manifesta são observadas “dores de cabeça, sangramento nasal, tonturas e fraqueza como sintomas mais comuns”, conta o acadêmico.

Giovani adianta que a melhor forma de prevenção da doença é fazendo visitas ao médico para exames regulares. E, para aqueles indivíduos que têm histórico de pressão alta na família, “é necessário um cuidado ainda maior e visitas mais frequentes ao médico”.

Após o diagnóstico, por ser uma doença sem cura, a indicação é “iniciar hábitos saudáveis, como dieta e prática de atividades físicas”, que podem ajudar, em conjunto com medicamentos. “Grande parte dos remédios são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde”, lembra Giovani.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.