
A Palavra da Semana, aquela que está entre as mais acessadas e compartilhadas na web é Petrópolis. A palavra está em evidência por causa do temporal que caiu na cidade esta semana, causando enormes prejuízos. O temo Petrópolis vem do grego Petros = Pedro e Polis = Cidade, ou seja, cidade de Pedro.
A cidade fica geograficamente na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, com clima ameno, construções históricas e considerada a mais segura do Estado do Rio de Janeiro. Historicamente a cidade de Petrópolis era a fazenda do Córrego Seco, adquirida pelo imperador D. Pedro I, onde foi construído o palácio para a família real. No passado, a cidade recebia a corte nos meses mais quentes do ano.
A primeira estrada de ferro do País foi inaugurada por Visconde de Mauá. Santos Dumont também tinha residência na cidade e a primeira cervejaria do Brasil nasceu em Petrópolis. Quer saber mais sobre a cidade de Petrópolis? Ouça na íntegra o player acima.
Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras