
As ouvidorias são um dos marcos do processo de redemocratização brasileira. Elas exercem a importante função de ser a ponte de diálogo entre os cidadãos e a administração, tanto na esfera pública quanto na privada. Na USP a Ouvidoria Geral foi criada em 2001, há 19 anos. Mas, mesmo com quase duas décadas de funcionamento ainda existem dúvidas sobre como funciona e o que faz esse tipo de órgão.
Para esclarecer um pouco mais sobre o papel das ouvidorias e entender o que é preciso para se tornar um ouvidor, conversamos com Alice Abi-Eçab, ouvidora da Faculdade de Medicina (FM) da USP.
Alice, que é formada em Serviço Social e possui mestrado na área, afirma que existem habilidades e técnicas que são imprescindíveis para a atuação de um ouvidor. Entre elas, a especialista destaca a importância de uma comunicação cidadã, ou seja, “uma linguagem cidadã, que é aquela linguagem em que qualquer pessoa de qualquer nível de instrução compreende”.
Na opinião dela, a presença de ouvidorias tende a crescer quanto mais forte é uma democracia. “Para o bem da transparência pública, é esperado que as ouvidorias continuem a crescer, já que elas garantem que o diálogo entre o público e as instituições se estabeleça de forma clara e plural”, pontua.
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Ficha técnica
Reportagem e roteiro: Gabriel Guerra
Produção: Denis Pacheco
Edição: Guilherme Fiorentini