
Música em teatro
A noviça rebelde é um musical da Broadway lançado em 1959, baseado no livro A família Von Trapp, escrito por Maria Augusta Trapp (1905-1987) em 1949. A história foi adaptada para cinema em A Família Trapp (1956), A Família Trapp na América (1958) e no filme musical A noviça rebelde, estrelado por Julie Andrews, que conquistou cinco troféus do Oscar. Desde o lançamento, o musical tem sido um grande sucesso de bilheteria.

A trama gira em torno de Maria, uma noviça que vive em um convento na década de 1930 e é enviada como governanta para a casa de um capitão viúvo com sete filhos.
Em 2024, a peça foi lançada no Rio de Janeiro e em São Paulo em versão brasileira, dirigida por Möeller e Botelho (com informações da Wikipédia). O elenco contou com Malu Rodrigues, Pierre Baitelli e Larissa Manoela. Em São Paulo, estreou nos dias 6, 13, 20 e 27 de abril, enquanto no Rio de Janeiro a peça também estreou em abril e terá uma segunda temporada em setembro.
A canção The Sound of Music, composta por Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, faz parte da montagem brasileira de Möeller e Botelho. A música entrou na Billboard Hot 100 no dia da estreia do musical original em 1959.
A canção retrata a vida no campo e a celebra a música como refúgio em meio aos conflitos da guerra. Seu refrão, que começa com “The hills are alive with the sound of music”, faz referência à cadeia montanhosa dos Alpes, símbolo da Áustria. A letra também alude à resiliência diante da dor e do sofrimento, especialmente no contexto da invasão nazista ao país.
Ao ouvir O som da música, Ranny Michalski, ex-aluna e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Ranny contou que assistiu ao espetáculo no Teatro Itália Bandeirantes e que, sendo apaixonada pelo filme, ficou feliz por ter a oportunidade de levar seus filhos para ver a peça ao vivo.
Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 15 e 16 de outubro de 2024.
Nos corredores da USP: diversidade musical

A trilha sonora que rola nos fones de ouvido de quem anda pelo campus não se restringe a estudantes. Quem trabalha na USP também têm esse hábito, e durante as andanças da equipe encontramos várias pessoas que transformam o caminho para o trabalho em uma verdadeira sinfonia. As entrevistas realizadas colaboraram para deixar nosso mosaico sonoro mais diversificado e interessante. Para homenagear o corpo de trabalhadores, dedicaremos duas semanas especiais a esses episódios da comunidade USP. Acompanhe a seleção até dia 16 de outubro.
Saiba mais sobre essas histórias na reportagem especial sobre os Mosaicos Culturais.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.
Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado
Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem
Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.
Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado
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