Mosaicos Culturais #106: Urias rima medo da violência do mundo com luta contra a discriminação

Ouvintes da Rádio USP podem agora ouvir o trap de estreia de Urias, que ecoava nos fones de ouvido de Francisco Wesley, estudante de Pedagogia na USP

 Publicado: 24/09/2024 às 16:47

Lorena Urias Martins da Silva é cantora, compositora, dançarina e modelo. Desde 2018, sua carreira musical se destacou nos gêneros R&B, Pop e Eletrônica. Como mulher trans, Urias é uma forte defensora da comunidade LGBTQIA+. Ela ganhou reconhecimento nacional e internacional em 2019 com o lançamento do single Diaba, se tornando uma das grandes revelações do mercado musical brasileiro (com informações da Wikipédia). Saiba e ouça mais de Urias aqui.

Capa do EP Urias, de Urias, 2019. Foto: Reprodução

Diaba foi seu primeiro single. Em um electropop alternativo que fusiona hip hop e trap, Urias inicia sua canção com a provocação: “Muito prazer, eu sou o oitavo pecado capital”. A letra de canto e rima, marcada por um ritmo frenético, transmite uma mensagem de fortalecimento  e aborda não apenas a rebeldia e a autonomia, mas também a luta contra a discriminação e a resistência contra as leis e normas que marginalizam a comunidade trans. Ao declarar “Não sou nova aqui, não te peço licença”, a artista reivindica seu direito de existir e se expressar sem pedir permissão.

Apenas no YouTube, Diaba já ultrapassa 19 milhões de reproduções. A música composta pela cantora em parceria com Hodari, Gorky, Maffalda e Zebu venceu em 2020, o Berlin Music Video Awards, na categoria de Melhor direção de arte desbancando artistas como Dua Lipa e My Chemical Brothers, dentre outros, e foi indicada no MTV Millennial Awards Brasil.

Qualquer reconhecimento pelo meu trabalho é muito legal e fico muito feliz. Mas faz ainda mais sentido quando a temática do projeto envolve a relevância artística inclusiva e podemos destacar questões como a diversidade, disse Ítalo Matos, o diretor de arte do clipe. No ano anterior, Matos já havia recebido o Music Video Festival Awards, de São Paulo, pela direção do mesmo clipe (com informações do site Papel Pop).

Ao som de Diaba, Francisco Wesley, estudante de Pedagogia na Faculdade de Educação da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Francisco conta que a letra da canção é muito contagiante, empoderadora e alegre.

 
Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 20 e 23 de setembro de 2024.

Muitos rostos de diferentes pessoas.
Arte: Regina Lemmi

Cada música é um universo particular. Nos mais recentes 100 episódios do Mosaicos Culturais, a equipe do programa mergulhou nas playlists de estudantes da USP e descobriu histórias de vida, paixões e sonhos. Através das canções escolhidas, a comunidade universitária compartilhou experiências, memórias e visões de mundo. Saiba mais sobre essas histórias na reportagem especial sobre a comemoração dos 100 episódios dos Mosaicos Culturais.

 

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.