Mosaicos Culturais #104: A saudade chega ao lembrar de águas mansas

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a canção da banda de forró universitário Circuladô de Fulô, que ecoava nos fones de ouvido de Beatriz Gomes, estudante de doutorado em Geografia na USP

 20/09/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 23/09/2024 às 11:13
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #104: A saudade chega ao lembrar de águas mansas
/

Circuladô de Fulô é uma banda de forró universitário formada em 2000 pelos estudantes Júnior, Gustavo e Edu Ribeiro. A formação atual conta com Thiaguinho (vocal), Eduardo Wenceslau (guitarra) e Gustavo Pescoço (zabumba). O nome da banda faz referência ao poema concretista de Haroldo de Campos (1929-2003), “Circuladô de Fulô”, que foi musicado por Caetano Veloso em seu álbum Circuladô (1992) (com informações da Wikipédia).

Capa do álbum Circulado, de Circuladô de Fulô, 2001. Foto: Reprodução

Uma das músicas mais populares da banda nas plataformas digitais é Águas mansas, composta por Júnior e Marco Ferraz e interpretada por Circuladô de Fulô. A canção integra o  álbum de estreia da banda (2001), o mais conhecido do grupo . A letra da canção evoca a pacificidade de um relacionamento que agora sobrevive apenas na saudade.

Ao som de Águas mansas, Beatriz Gomes, estudante de doutorado em Geografia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP.  Ouça como ela recita alguns versos da canção. Beatriz conta que a adora. 

 

 

“A saudade lembra quando águas mansas
Eu regava meu matinho, meu girassol
De lembranças tantas
Lembro do teu olhar
Sobre a luz de pirilampos
Que voavam pelos campos
Entre matos e barrancos, ao luar”

Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 18 e 19 de setembro de 2024.

Muitos rostos de diferentes pessoas.
Arte: Regina Lemmi

Cada música é um universo particular. Nos mais recentes 100 episódios do Mosaicos Culturais, a equipe do programa mergulhou nas playlists de estudantes da USP e descobriu histórias de vida, paixões e sonhos. Através das canções escolhidas, a comunidade universitária compartilhou experiências, memórias e visões de mundo. Saiba mais sobre essas histórias na reportagem especial sobre a comemoração dos 100 episódios dos Mosaicos Culturais.


Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!

Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.