Momento Tecnologia #80: Fazendas verticais prometem ser nova alternativa na produção de alimentos

Desenvolvido para grandes centros urbanos, o segmento agrícola se destaca no abastecimento de hortaliças e na sustentabilidade

 08/11/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #80: Fazendas verticais prometem ser nova alternativa na produção de alimentos
/

O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Em área, a agricultura explora mais de 63 milhões de hectares e parte do alimento produzido é perdido por condições externas, como a geada, e no transporte do campo para a cidade. O abastecimento de alimentos em grandes centros urbanos, como a região metropolitana de São Paulo, se mostrou um desafio para a agricultura tradicional. Na busca por alternativas, foram desenvolvidas as fazendas verticais.

Em torres e ambiente fechado, as hortaliças cultivadas em fazendas verticais exigem climatização para que cheguem na mesa dos consumidores frescos e com boa aparência. Por serem produzidos em áreas urbanas, o desperdício é mínimo e a poluição em razão dos transportes é reduzida. Um exemplo é a Pink Farms, a maior empresa do setor de fazendas verticais na América Latina, fundada por Rafael Delalibera. Ele comenta sobre os cuidados necessários para a otimização da produtividade das fazendas verticais e os impactos no meio ambiente.

Este episódio do Momento Tecnologia também conta com Simone Mello, professora do Departamento de Produção Vegetal na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que atua no cultivo protegido de hortaliças. Na perspectiva dela, o futuro dessa tecnologia é promissor: “Nos próximos anos, as indústrias verticais vão se desenvolver significativamente”.


Momento Tecnologia
Produção: Felipe Bueno J. Perossi
Edição de som: Felipe Bueno
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.