
Nos últimos programas tivemos a oportunidade de falar um pouco sobre esse tipo de hábito não nutricional e o momento recomendado para a sua eliminação. No entanto, o que costuma acontecer quando, em decorrência da alta dependência da criança, não é possível remover a chupeta e seu uso se estende durante boa parte da infância?
Para falar sobre isso, é necessário compreender que a chupeta altera a posição natural de relaxamento das estruturas bucais, principalmente, impedindo que a língua, lábios e dentes se relacionem da forma ideal. Além disso, é importante pensar que, durante a infância, a criança está em fase de crescimento e desenvolvimento e algumas alterações podem acontecer como consequência da sucção prolongada do dedo e da chupeta.
A mistura da chupeta com o aleitamento materno pode confundir a percepção da criança e ocasionar um desmame precoce. A associação desses dois fatores pode gerar alterações nos ossos, músculos e dentes, prejudicando a capacidade de mastigar, engolir e até mesmo impactando na fala da criança. Por isso, alguns casos são indicados para tratamento com terapia fonoaudiológica.
Essas alterações podem trazer, como consequência, a necessidade de tratamento com utilização de aparelhos para corrigir os prejuízos estéticos e funcionais. Essa é só mais uma razão para justificar a importância de consultas regulares com o odontopediatra para avaliações de doenças e alterações. O diagnóstico precoce de problemas bucais faz toda a diferença nas chances de sucesso clínico, assim como um encaminhamento ao profissional mais bem preparado para a realização do tratamento.
Ficha Técnica
Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz
Vinheta: Paola Mira e Lais Lima Pelozo
Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).