
Apesar da queda na taxa de crescimento da população global desde 1950, os grandes centros urbanos agrupam um número cada vez maior de pessoas. Segundo o relatório World Population Prospects 2022, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em junho, a população humana global deve atingir 8 bilhões de pessoas em novembro. Com isso, se faz necessário adotar medidas para um crescimento urbano mais sustentável.
Para entender melhor as complicações sociais e ambientais por trás da adoção dessas medidas, o Momento Cidade desta semana entrevista o pesquisador Bruno Avellar Alves de Lima, autor da tese de doutorado Conflitos e contradições socioambientais da cidade compacta proposta para os eixos de adensamento do Plano Diretor Estratégico de São Paulo de 2014, orientada pela professora Silvia Helena Zanirato e defendida no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP.
No trabalho, o pesquisador investigou as contradições envolvendo propostas de adensamento urbano. Segundo ele, muitas das alternativas sustentáveis de desenvolvimento não levam em consideração a parte periférica da população.
A tese completa pode ser acessada neste link.
Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.
Ficha técnica
Reportagem: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto, Lívia Pegoraro e Guilherme Fiorentini