Momento Cidade #73: Como a cidade de São Paulo pode crescer de forma sustentável?

Nesta edição, o entrevistado é Bruno Avellar Alves de Lima, autor da tese “Conflitos e contradições socioambientais da cidade compacta proposta para os eixos de adensamento do Plano Diretor Estratégico de São Paulo de 2014”, defendida no Instituto de Energia e Ambiente da USP

Por
 30/09/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #73: Como a cidade de São Paulo pode crescer de forma sustentável?
/

Apesar da queda na taxa de crescimento da população global desde 1950, os grandes centros urbanos agrupam um número cada vez maior de pessoas. Segundo o relatório World Population Prospects 2022, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em junho, a população humana global deve atingir 8 bilhões de pessoas em novembro. Com isso, se faz necessário adotar medidas para um crescimento urbano mais sustentável.

Para entender melhor as complicações sociais e ambientais por trás da adoção dessas medidas, o Momento Cidade desta semana entrevista o pesquisador Bruno Avellar Alves de Lima, autor da tese de doutorado Conflitos e contradições socioambientais da cidade compacta proposta para os eixos de adensamento do Plano Diretor Estratégico de São Paulo de 2014, orientada pela professora Silvia Helena Zanirato e defendida no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP.

No trabalho, o pesquisador investigou as contradições envolvendo propostas de adensamento urbano. Segundo ele, muitas das alternativas sustentáveis de desenvolvimento não levam em consideração a parte periférica da população.

A tese completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto, Lívia Pegoraro e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.