
A luta por educação de qualidade é uma demanda histórica da cidade de São Paulo. No caso das regiões descentralizadas, a batalha é ainda mais urgente e necessária para a democratização do ensino de qualidade.
Para compreender melhor a dinâmica entre estudantes e escolas nas periferias, o Momento Cidade desta semana entrevista Nicolau Dela Bandera. Recentemente, o pesquisador produziu uma tese de doutorado com o objetivo de entender as diferentes concepções de educação para escola e família.
Defendido na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o estudo foi realizado em Perus, um bairro da região noroeste de São Paulo, onde o pesquisador acompanhou uma escola no Recanto dos Humildes.
Todo o processo de pesquisa foi marcado pelo trabalho de campo, que permitiu o desenvolvimento de uma relação mais próxima entre o especialista, estudantes, professores e familiares. A proximidade possibilitou a descoberta de que, para os habitantes do bairro, a escola “nunca é só uma instituição de ensino, nunca é só uma instituição em que a preocupação central é a transmissão central de conhecimento. Para as classes populares, ela também é um espaço de segurança, de proteção”, explica.
De acordo com o pesquisador, apesar das melhorias evidenciadas nos últimos anos, ainda é preciso expandir a presença de escolas nas periferias paulistanas, “sobretudo creches, educação infantil e ensino médio”, destaca. Para ele, a educação integral para todos deveria ser uma das principais metas nos próximos anos.
A dissertação completa pode ser acessada neste link.
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Ficha técnica
Reportagem: Gabriel Guerra
Produção: Denis Pacheco
Edição: Beatriz Juska e Guilherme Fiorentini