Momento Cidade #32: Como São Paulo pode dar mais atenção para suas escolas na periferia?

Nesta edição, o entrevistado é o pesquisador Nicolau Dela Bandera Arco Netto, autor da tese “A educação vem de casa: família e escola na periferia de São Paulo”, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=364213

Momento Cidade #32: Como São Paulo pode dar mais atenção para suas escolas na periferia?
Momento Cidade - USP

 
 
00:00 / 9:24
 
1X
 

A luta por educação de qualidade é uma demanda histórica da cidade de São Paulo. No caso das regiões descentralizadas, a batalha é ainda mais urgente e necessária para a democratização do ensino de qualidade. 

Para compreender melhor a dinâmica entre estudantes e escolas nas periferias, o Momento Cidade desta semana entrevista Nicolau Dela Bandera. Recentemente, o pesquisador produziu uma tese de doutorado com o objetivo de entender as diferentes concepções de educação para escola e família. 

Defendido na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o estudo foi realizado em Perus, um bairro da região noroeste de São Paulo, onde o pesquisador acompanhou uma escola no Recanto dos Humildes. 

Todo o processo de pesquisa foi marcado pelo trabalho de campo, que permitiu o desenvolvimento de uma relação mais próxima entre o especialista, estudantes, professores e familiares. A proximidade possibilitou a descoberta de que, para os habitantes do bairro, a escola “nunca é só uma instituição de ensino, nunca é só uma instituição em que a preocupação central é a transmissão central de conhecimento. Para as classes populares, ela também é um espaço de segurança, de proteção”, explica. 

De acordo com o pesquisador, apesar das melhorias evidenciadas nos últimos anos, ainda é preciso expandir a presença de escolas nas periferias paulistanas, “sobretudo creches, educação infantil e ensino médio”, destaca. Para ele, a educação integral para todos deveria ser uma das principais metas nos próximos anos.  

A dissertação completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Gabriel Guerra
Produção: Denis Pacheco
Edição: Beatriz Juska e Guilherme Fiorentini

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.