Manhã com Bach #227: Virtuosismo ao órgão rendeu a Bach um anel de pedra preciosa

Presente foi dado pelo príncipe Friedrich, da corte de Cassel, ao ouvir concerto do compositor em 1732

Por
 Publicado: 15/07/2024
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #227: Virtuosismo ao órgão rendeu a Bach um anel de pedra preciosa
/

Em 1732, Johann Sebastian Bach deu um concerto em Cassel, na região central da atual Alemanha, para testar o então recém-reformado órgão da igreja daquela corte. Entusiasmado com a apresentação, o príncipe herdeiro de Cassel, Friedrich, tirou do dedo um anel de pedra preciosa e o deu a Bach, em reconhecimento pelo virtuosismo do compositor. Esse fato é conhecido graças a um relato do compositor e professor Constantin Bellermann, que estava presente no concerto e deixou por escrito suas próprias impressões sobre o desempenho de Bach naquele dia. “Ele correu sobre os pedais com essa mesma facilidade, como se seus pés tivessem asas, fazendo o órgão ressoar com tal plenitude e assim penetrar como um raio nos ouvidos daqueles presentes”, escreveu Bellermann, que no texto se refere a Bach como “o milagre de Leipzig”.

Não se sabe quais obras foram executadas por Bach naquele concerto. Mas uma composição que dá uma boa ideia do virtuosismo do compositor ao órgão é um fragmento que ficou conhecido pelo título em latim Pedal Exercitium (BWV 598), somente para os pés, apresentado nesta edição de Manhã com Bach. O podcast traz também outra composição de Bach para órgão que bem poderia ter sido exibida na apresentação feita em 1732, em Cassel: o Concerto para Órgão em Dó Maior (BWV 594), datada dos anos em que o compositor atuou na corte de Weimar, entre 1708 e 1717. Manhã com Bach traz ainda a cantata Selig ist der Mann, “Bem-aventurado é o homem” (BWV 57).

Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 13 e 14 de julho de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.