Em novembro de 1720, Johann Sebastian Bach fez uma apresentação ao órgão da Sankt-Jakobkirche (Igreja de São Tiago), em Hamburgo, como candidato ao cargo de organista daquela igreja. Tocando por mais de duas horas, ele deixou fascinado o grande organista alemão Johann Adam Reincken (1643-1722), que, referindo-se à habilidade de Bach ao órgão, pronunciou uma frase que ficou famosa: “Eu pensava que essa arte tivesse morrido, mas vejo que ela ainda vive em você”.
Entre as obras que Bach executou naquela ocasião estava a Fantasia e Fuga em Sol Menor (BWV 542), apresentada nesta edição de Manhã com Bach. O podcast exibe ainda outras duas fantasias do compositor alemão – a Fantasia em Dó Maior (BWV 573), também para órgão, e a Fantasia e Fuga em Dó Menor (BWV 906), para cravo -, além da cantata Ich lasse dich nicht, du segnest mich denn, “Eu não te deixo, pois tu me abençoas” (BWV 157).
Depois da sua apresentação, Bach foi indicado para assumir o cargo de organista, o que não aconteceu. Em Hamburgo, havia uma tradição segundo a qual quem ocupasse um cargo importante na igreja deveria pagar uma boa quantia em dinheiro, como forma de gratidão. Bach se revoltou contra isso, pois não admitia pagar para trabalhar, e acabou recusando o emprego.
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.
As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.