

Existe uma estreita sinergia entre o reformador Martim Lutero (1483-1546) e o compositor Johann Sebastian Bach, embora eles estejam separados por dois séculos. Essa frase é extraída do livro Music in the Castle of Heaven (“Música no castelo do paraíso”), escrito pelo maestro inglês John Eliot Gardiner. No capítulo 5 desse livro, Gardiner mostra como Lutero influenciou profundamente a vida, a obra e o pensamento de Bach.
Por ocasião dos 505 anos da Reforma Religiosa do século 16 – liderada por Lutero -, completados nesta segunda-feira, dia 31, o podcast Manhã com Bach apresenta a cantata Ein feste Burg ist unser Gott, “Um castelo forte é nosso Deus” (BWV 80), inspirada no hino de mesmo nome composto pelo reformador em 1529, que se tornou símbolo da Reforma. A cantata é precedida por comentários extraídos do livro de Gardiner sobre a forte relação entre Lutero e Bach. O podcast exibe ainda a Sonata para Flauta e Cravo em Si Menor (BWV 1030).
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 29 e 30 de outubro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.
As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.