Em Dia com o Direito #56: Especialista fala dos impactos dos impostos sobre consumo no dia a dia da população

Os impostos sobre consumo no Brasil atualmente são: ICMS, ISS e IPI

 26/06/2024 - Publicado há 6 meses
Em Dia com o Direito - USP
Em Dia com o Direito - USP
Em Dia com o Direito #56: Especialista fala dos impactos dos impostos sobre consumo no dia a dia da população
/

Esta semana no podcast Em Dia com o Direito, a acadêmica Helena Simões Furlan conversa com a advogada e contadora Evelyn Murtas Azevedo, especialista em Perícia Contábil e com MBA em Gestão Tributária pela USP, sobre imposto sobre consumo. Evelyn informa que, atualmente, são considerados impostos sobre consumo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS), tributo estadual, o Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS), tributo municipal, e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo federal.

O ICMS incide sobre a circulação de mercadorias e o transporte interestadual e é embutido no preço final repassado ao consumidor. Já o ISS é exigido de prestadores de serviço e transporte municipal e somente incide se aquele serviço estiver previsto na lista disposta na Lei Complementar 116. O IPI incide a cada etapa de industrialização de um produto.

Segundo Evelyn, os preços que pagamos em cada produto estão relacionados a esses impostos, pois no nosso dia a dia estão embutidos no preço final. “Quando você recebe nota fiscal de um produto que pagou R$ 100, já está embutido o ICMS, que incidiu no transporte desse produto desde a fábrica até a chegada na porta da sua casa, por este motivo a discussão com relação ao impacto financeiro dessas cobranças do nosso dia a dia.” Existe, por exemplo, critério de seletividade, produtos da cesta básica possuem uma minoração desses impostos visando a diminuir o impacto financeiro e permitir o acesso da maioria da população de forma mais fácil.”

Evelyn lembra que uma das previsões da reforma tributária é justamente a unificação desses tributos sobre consumo. A ideia, diz a advogada, é facilitar a compreensão pelo consumidor do que tem sido repassado do governo e a diminuição do impacto financeiro.


EM DIA COM O DIREITO
Produção: Professor Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Coprodução e apresentação: Rosemeire Talamone
Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.