Em Dia com o Direito #55: O cálculo da pena numa condenação criminal é feito em três etapas

Esse cálculo é chamado de dosimetria da pena e está previsto no Artigo 68 do Código Penal Brasileiro

 12/06/2024 - Publicado há 1 mês
Em Dia com o Direito - USP
Em Dia com o Direito - USP
Em Dia com o Direito #55: O cálculo da pena numa condenação criminal é feito em três etapas
/

No episódio desta semana do Em Dia com o Direito a acadêmica Helena Simões Furlan recebe o advogado e doutor pela USP José Roberto Macri Junior, que fala sobre dosimetria da pena, ou seja, o processo de cálculo da pena que será fixada após uma condenação criminal.

Segundo Macri, a dosimetria de pena está prevista no Artigo 68 do Código Penal Brasileiro e o cálculo para a fixação da pena é feito em três etapas. Na primeira o juiz fixa a chamada pena base, quase todos os crimes têm previsão de um período de recessão de liberdade. O profissional dá, como exemplo, o homicídio, que tem uma previsão de pena de seis a 20 anos: “O juiz vai avaliar as circunstâncias daquele crime concreto e fixar uma pena dentro desse intervalo”.

Na segunda fase o juiz avalia se há agravantes ou atenuantes, que são circunstâncias previstas na lei, que podem aumentar ou diminuir a pena fixada na primeira fase, como, por exemplo, a confissão da reincidência. Na terceira fase, segundo Macri, o juiz vai verificar se há causa de aumento ou diminuição de pena. “Essas causas são aquelas frações que aumentam ou reduzem a pena. A tentativa de crime, por exemplo, pode reduzir a punição de um a dois terços e essa diminuição seria aplicada nessa terceira fase, que é quando temos a pena definitiva.”


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.