Em Dia com o Direito #12: Diminuir o desperdício de alimentos é fundamental na luta contra a fome

Segundo dados da ONU, cerca de 931 milhões de toneladas, equivalente a 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores, foram para o lixo em 2019

 20/04/2022 - Publicado há 2 anos
Em Dia com o Direito - USP
Em Dia com o Direito - USP
Em Dia com o Direito #12: Diminuir o desperdício de alimentos é fundamental na luta contra a fome
/

O podcast Em dia com o Direito desta semana fala sobre o desperdício de alimentos, um dos maiores entraves na luta contra a fome mundial. O direito à alimentação está na Constituição do Brasil.  Foi inserido como direito social no Artigo 6º da Constituição Federal, após a Emenda Constitucional 64 de 2010. 

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 931 milhões de toneladas, equivalente a 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores, foram para o lixo em 2019. O tema é um dos objetivos pautados na Agenda 2030, e a meta estabelecida é diminuir o desperdício pela metade. 

Quem fala sobre o assunto é o advogado e aluno de especialização em direito civil Hugo Uchiyama, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. Ele reforça a importância da luta contra o desperdício, as Leis Federais que garantem a alimentação adequada como direito de todo cidadão e os impactos desse cenário sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil.

Hugo também cita os bancos de alimentos públicos e privados, criados para receber alimentos próximos do descarte, mas que ainda possuem condições adequadas para consumo. Eles passam por processos e análises de qualidade e, em caso de aprovação, são distribuídos e utilizados para a alimentação da população, evitando o desperdício.  

O podcast é produzido pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, com coordenação do próprio professor Nuno Coelho. Ouça no link acima a íntegra do boletim Em dia com o Direito.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.