A vitória de Joe Biden foi plebiscitária e não um voto ideológico. O objetivo era derrotar Donald Trump, o que uniu as diferentes correntes do Partido Democrata. Depois de um ano de governo, o mandatário da nação mais poderosa do mundo não conseguiu emplacar totalmente seu ambicioso projeto de recuperação econômica que prevê até US$ 6 trilhões de investimentos em infraestrutura, proteção social e empregos. É um pacote que se assemelha ao New Deal de Franklin Roosevelt.
Autor do livro O poder americano no sistema no mundial moderno: colapso ou mito do colapso?” (Editora Appris), o professor de Relações Internacionais e doutorando na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP analisa o primeiro ano do presidente Joe Biden, que coincidiu também com a lembrança da invasão do Capitólio por grupos supremacistas no dia 6 de janeiro de 2021 e deixou cinco mortos e 147 feridos.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.