Brasil Latino: Pedro Costa Jr. e o primeiro ano do governo Biden

Baixa popularidade, aumento dos casos de covid-19 e extrema-direita ativa colocam novos desafios para o presidente norte-americano

Jornal da USP
Jornal da USP
Brasil Latino: Pedro Costa Jr. e o primeiro ano do governo Biden
/

A vitória de Joe Biden foi plebiscitária e não um voto ideológico. O objetivo era derrotar Donald Trump, o que uniu as diferentes correntes do Partido Democrata. Depois de um ano de governo, o mandatário da nação mais poderosa do mundo não conseguiu emplacar totalmente seu ambicioso projeto de recuperação econômica que prevê até US$ 6 trilhões de investimentos em infraestrutura, proteção social e empregos. É um pacote que se assemelha ao New Deal de Franklin Roosevelt.

Autor do livro O poder americano no sistema no mundial moderno: colapso ou mito do colapso?” (Editora Appris), o professor de Relações Internacionais e doutorando na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP analisa o primeiro ano do presidente Joe Biden, que coincidiu também com a lembrança da invasão do Capitólio por grupos supremacistas no dia 6 de janeiro de 2021 e deixou cinco mortos e 147 feridos.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.