Brasil Latino: Patrícia Paixão e Renata Mielli e a comunicação na América Latina

O poder das “bigtechs” torna urgente a luta pela democratização da informação

20/05/2022 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
/

Nesta edição do Brasil Latino, duas convidadas que entendem de comunicação e de jornalismo. Mas entendem, principalmente, da necessidade de estabelecer critérios legais que evitem que as redes sociais se transformem num ringue onde as reputações são assassinadas e a desinformação é o prato principal.

O programa recebe Patrícia Paixão, doutora pela USP e professora do curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Organizadora da série de livros Mestres da Reportagem e coorganizadora do livro América Latina: Comunicação e Política, da série Prolam USP Debate.

Também participa Renata Mielli, jornalista, doutoranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

As entrevistadas debatem propostas importantes para a democratização da comunicação, especialmente no momento que se discute o papel das novas tecnologias e o poder das bigtechs por meio de um projeto de lei atualmente em discussão no Congresso Nacional.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.