Brasil Latino: Patrícia Paixão e Renata Mielli e a comunicação na América Latina

O poder das “bigtechs” torna urgente a luta pela democratização da informação

Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Patrícia Paixão e Renata Mielli e a comunicação na América Latina
/

Nesta edição do Brasil Latino, duas convidadas que entendem de comunicação e de jornalismo. Mas entendem, principalmente, da necessidade de estabelecer critérios legais que evitem que as redes sociais se transformem num ringue onde as reputações são assassinadas e a desinformação é o prato principal.

O programa recebe Patrícia Paixão, doutora pela USP e professora do curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Organizadora da série de livros Mestres da Reportagem e coorganizadora do livro América Latina: Comunicação e Política, da série Prolam USP Debate.

Também participa Renata Mielli, jornalista, doutoranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

As entrevistadas debatem propostas importantes para a democratização da comunicação, especialmente no momento que se discute o papel das novas tecnologias e o poder das bigtechs por meio de um projeto de lei atualmente em discussão no Congresso Nacional.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.