Brasil Latino: Ju Cassou e a sua jornada na MPB

Compositora brasileira resgata algumas das raízes da MPB com o seu vasto repertório musical

Por
 18/12/2020 - Publicado há 4 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Ju Cassou e a sua jornada na MPB
/

Nascida em Curitiba, Ju Cassou desenvolveu sua carreira musical na cidade do Rio de Janeiro, onde contou com a honrosa participação de Jorge Benjor no lançamento de seu primeiro álbum Muito Prazer. Outros projetos tocados pela artista, como o Grupo Musical Garganta Profunda, Novo Rio e Rio Jazz Orchestra, foram essenciais para a sua projeção nacional e internacional, tendo este último permitido sua ascensão solo em outros Estados do Brasil e na Europa.

Ju Cuíca, como prefere chamá-la Hermeto Pascoal, não se considera simplesmente uma cantora. Ela trabalha sua voz tal qual um instrumento, aplicando toda sua extensão e expressão vocal nas experiências teatrais e de dança, majoritariamente em repertórios de jazz e MPB. É a dubladora brasileira de Bela, do clássico da Disney A Bela e a Fera, e também diretora do projeto A Casa da Música, radicado na Granja Viana (Região Metropolitana de São Paulo), onde recebe compositores, vocalistas e artistas para a realização de shows e intervenções culturais.

Ao longo do programa, ouvimos algumas de suas principais canções, dentre elas: Koratã, Mairomba, Mainoi, A Aurora, Saudades de Mim, Mulher Rendeira e, por último, Terra Vermelha, cantada na língua indígena guarani-kaiowá.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.