Brasil Latino: Ju Cassou e a sua jornada na MPB

Brasil Latino: Ju Cassou e a sua jornada na MPB
Brasil Latino

 
 
00:00 / 55:44
 
1X
 

Nascida em Curitiba, Ju Cassou desenvolveu sua carreira musical na cidade do Rio de Janeiro, onde contou com a honrosa participação de Jorge Benjor no lançamento de seu primeiro álbum Muito Prazer. Outros projetos tocados pela artista, como o Grupo Musical Garganta Profunda, Novo Rio e Rio Jazz Orchestra, foram essenciais para a sua projeção nacional e internacional, tendo este último permitido sua ascensão solo em outros Estados do Brasil e na Europa.

Ju Cuíca, como prefere chamá-la Hermeto Pascoal, não se considera simplesmente uma cantora. Ela trabalha sua voz tal qual um instrumento, aplicando toda sua extensão e expressão vocal nas experiências teatrais e de dança, majoritariamente em repertórios de jazz e MPB. É a dubladora brasileira de Bela, do clássico da Disney A Bela e a Fera, e também diretora do projeto A Casa da Música, radicado na Granja Viana (Região Metropolitana de São Paulo), onde recebe compositores, vocalistas e artistas para a realização de shows e intervenções culturais.

Ao longo do programa, ouvimos algumas de suas principais canções, dentre elas: Koratã, Mairomba, Mainoi, A Aurora, Saudades de Mim, Mulher Rendeira e, por último, Terra Vermelha, cantada na língua indígena guarani-kaiowá.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.