A América Latina está passando por um processo que aponta dialeticamente retrocessos e avanços em sua caminhada democrática. A instalação de uma Assembleia Constituinte no Chile que enterra o passado pinochetista, a mobilização popular na Colômbia e a eleição de um sindicalista no Peru apontam um cenário de maior comprometimento com as demandas sociais. Por outro lado, Nicarágua, Cuba e Venezuela vivem momentos de questionamentos internos que alimentam também a tradicional política de ingerência dos Estados Unidos no continente.
A desindustrialização e o papel agroexportador de produtos primários são sinais claros da falta de um projeto estratégico de desenvolvimento que acaba vitimando a própria soberania. Some-se a isso uma pandemia mal controlada e o quase abandono dos projetos de integração regional e temos imensos desafios para a América Latina.
Qual é o potencial de mudança na atual conjuntura? Qual é a força inovadora dos movimentos sociais? Qual é o papel da esquerda num cenário polarizado? Estas são algumas das questões abordadas na entrevista da professora de Relações Internacionais e doutoranda da Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina (Prolam) da USP, Amanda Harumy, nesta edição do Brasil Latino.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.