A campanha 8M 2023 na USP encerra o mês de março com a realização do seminário Vozes que não se calam contra o assédio na USP, na manhã desta sexta-feira, 31 de março. O seminário ocorrerá no Auditório Adma Jafet, do Instituto de Física (IF) da USP, a partir das 8h30. Para participar, é possível se inscrever pelo formulário online.
O evento é organizado pela Associação dos Docentes da USP (Adusp), o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), o DCE-Livre Alexandre Vannucchi Leme, as Associações de Pós-Graduandos de São Paulo e de Ribeirão Preto e a Rede Não Cala. Ao final do encontro, os coletivos e entidades entregarão uma carta-manifesto à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).
No último Dia Internacional da Mulher (8 de março), esses coletivos e entidades lançaram a campanha “USP sem Assédio”. Uma das atividades da campanha foi o lançamento de um folder que busca informar quais são as diversas formas que a violência de gênero pode tomar e como reconhecê-las.
Entre as principais reivindicações da campanha “USP sem Assédio” estão medidas de enfrentamento dos assédios e violência de gênero e a criação de centros de referência para acolhimento e encaminhamento dos casos em todos os campi da Universidade, bem como de espaços de troca voltados à integração das mulheres da comunidade USP.
Outros pontos na pauta deste ano dizem respeito às creches da USP, ao Hospital Universitário, à contratação de profissionais para viabilizar políticas de atendimento às mulheres e às vítimas de assédio e violência de gênero, à permanência estudantil, às condições de trabalho das trabalhadoras terceirizadas e à equidade de gênero e raça nos processos seletivos, concursos e carreiras.
Confira a programação completa do seminário Vozes que não se calam contra o assédio na USP: Mesa 1 – Abertura Mesa 2 – Quais as medidas institucionais para o combate e enfrentamento aos assédios? Mesa 3 – Vozes contra o assédio na USP Local: Auditório Adma Jafet, Instituto de Física – Rua do Matão, 1.371, Cidade Universitária, São Paulo – SP Com informações da Adusp |