Winter School da Faculdade de Medicina recebe 61 estudantes

Nesta 5ª edição, estudantes de 15 países participarão de cursos da área médica

15/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 18/07/2019 as 17:50
A cerimônia de abertura da 5ª edição do Winter School aconteceu no dia 15 de julho, na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na manhã de hoje, dia 15 de julho, 61 estudantes, oriundos de 22 instituições de 15 países, foram recebidos para o Medical Winter School da Faculdade de Medicina (FM). Na solenidade de abertura do programa, o diretor Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho deu as boas-vindas aos alunos e agradeceu a participação dos professores que organizaram o curso.

Nesta 5ª edição do programa, que acontece entre os dias 15 e 26 de julho, serão oferecidos treinamentos e atividades em nove especialidades médicas. Os participantes foram selecionados com base no desempenho escolar, nos prêmios recebidos e nas atividades acadêmicas realizadas em suas instituições de origem.

“Hoje a saúde é um problema global. Diante de um mundo mais dinâmico, precisamos de profissionais com pensamento complexo, com competências capazes de estabelecer parcerias efetivas como profissionais e pesquisadores. E, como não é possível promover a ida de cada estudante nosso para esse ambiente internacional, criamos estratégias para trazer aqui essa atmosfera de trocas culturais e científicas que tanto contribuem para esse novo perfil profissional”, explicou o presidente da Comissão de Relações Internacionais da FM, Aluisio Auguto Cotrim Segurado.

O reitor Vahan Agopyan destacou que “essa é uma ótima oportunidade para estudantes de brasileiros e estrangeiros aprenderem a trabalhar juntos. A USP é uma grande universidade, com cursos de todas as áreas do conhecimento. Por isso, aproveitem o programa, aproveitem a cidade de São Paulo. Espero que, após essas duas semanas, vocês possam também levar um pouco do Brasil para seus países de origem”.

Alunos de 15 países participam do Winter School, entre os dias 15 e 26 de julho – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

A cerimônia de abertura contou também com a presença do pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat; do presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Valmor Alberto Augusto Tricoli; da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella; do diretor-executivo da Comissão de Relações Internacionais da FM, Eduardo Moacyr Krieger; além de estudantes e professores da Unidade.

Winter School

O Winter School da Faculdade de Medicina é um curso ministrado em inglês, voltado a alunos de graduação na área médica da USP e de universidades brasileiras e estrangeiras conveniadas. Em sua 5ª edição, o Winter School vem se consolidando como uma oportunidade de interação com estudantes de diferentes nacionalidades, proporcionando o compartilhamento de novos conhecimentos e interesses em áreas médicas.

O programa consiste em duas semanas de atividades educacionais, abordando nove tópicos: Cirurgia de Trauma e Agudo, Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia, Geriatria, Doenças Infecciosas, Psiquiatria, Medicina Física e Reabilitação e Neurologia.

Além do programa educacional, também estão agendadas visitas ao Sistema Único de Saúde do Complexo Hospitalar das Clínicas e atividades culturais e de integração.