A USP e a Universidade de Buenos Aires (UBA) assinaram, no dia 1º de março, um acordo de cooperação de parceria estratégica para incrementar o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores, a promoção e desenvolvimento de disciplinas de pós-graduação e atividades e projetos de pesquisa. A cerimônia de assinatura foi promovida na Reitoria da UBA, na cidade de Buenos Aires, na Argentina.
O convênio prevê também a cooperação acadêmica voltada à elaboração de programas de dupla titulação na pós-graduação. Além disso, a USP e a UBA pretendem promover editais conjuntos de mobilidade para docentes, pesquisadores e doutorandos, a fim de promover e fortalecer a cooperação acadêmica e científica entre ambas as instituições em áreas como energia, agroindústria, desenvolvimento de novos materiais e biotecnologia.
Ambas as universidades estão avaliando áreas de interesse comum a partir da demanda do corpo docente e planejam a oferta de disciplinas de pós graduação em conjunto.
Os acordos foram assinados pelo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e pelo reitor da UBA, Ricardo Gelpi. Também participaram da cerimônia o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Rodrigo Callado; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sérgio Proença; o diretor da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UBA, Pablo Evelson; o secretário de Relações Internacionais, Patricio Conejero Ortiz; o secretário de Pós-Graduação, Adrián Scroca; e o secretário de Ciência e Tecnologia, Sebastián Civallero.
“A relação entre Argentina e Brasil é um caminho aberto e esta aliança com a Universidade de Buenos Aires fortalecerá ainda mais essa relação”, afirmou o reitor da USP.
O dirigente da UBA expressou “grande alegria por cumprir uma das primeiras metas que nos propusemos quando iniciamos a gestão: ampliar e institucionalizar o relacionamento com a USP”.
Com informações da área de Comunicação da Universidade de Buenos Aires