USP amplia opções de cursos de inglês para seus alunos

No começo de julho, a Universidade ingressou no programa “Idiomas sem Fronteiras”, do Ministério da Educação (MEC), e passou a oferecer mais um curso para que seus alunos desenvolvam o conhecimento em língua inglesa.

24/07/2015 - Publicado há 9 anos

Alunos de Graduação e de Pós-Graduação da Universidade já podem se inscrever no curso My English Online, do programa “Idiomas sem Fronteiras”. O curso é on-line e oferece um pacote completo de atividades interativas que podem ser realizadas em qualquer horário, além do acesso a livros interativos, leituras graduadas, exercícios de gramática, dicionários, atividades para prática de conversação e testes de acompanhamento.

O curso possui cinco níveis, atendendo desde alunos com conhecimento básico até os que já estão em condições de prestar o exame TOEFL. Cada nível deve ser cursado em até 180 dias e, no final, o aluno faz uma prova para avaliar o seu conhecimento e definir se está apto ou não para avançar.

Outra novidade é que a USP foi habilitada como Centro Aplicador do TOEFL, no âmbito do programa “Idiomas sem Fronteiras”. Já no próximo domingo, dia 26 de julho, o teste será aplicado gratuitamente a 600 estudantes previamente inscritos, sob a coordenação da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), em parceria com a Fuvest. O TOEFL é um exame de proficiência exigido para a concessão de bolsas do programa Ciência sem Fronteiras e também aceito por outros programas de mobilidade para países de língua inglesa.

“Inglês na USP”

A adesão ao programa “Idiomas sem Fronteiras” é a mais recente ação que integra o “Inglês na USP”, uma iniciativa da Aucani com o objetivo de criar um ambiente acadêmico internacional na Universidade, sem se restringir apenas à questão da mobilidade.

Como explica o presidente da Agência, Raul Machado Neto, “a iniciativa tem também um aspecto inclusivo, pois oferece capacitação em língua inglesa e proporciona a todos os alunos a oportunidade de participar das atividades acadêmicas internacionais, que são cada vez mais numerosas. Hoje, o aluno precisa pensar além das nossas fronteiras, e ele pode fazer isso mesmo sem sair do Brasil”.

Além do My English Online, a Aucani já oferece outros cursos de idiomas, como o Language Education Program at USP, um curso de inglês gratuito e presencial, voltado para os alunos de Graduação, com o objetivo de prepará-los para o International English Language Testing System (IELTS), o exame de proficiência em língua inglesa utilizado como pré-requisito para admissão em universidades de todo o mundo. O curso é oferecido em parceria com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e com o British Council.

Outra ação importante é a Aucani Idiomas, resultado de uma parceria entre a USP e a Universia Brasil, que oferece cursos on-line a alunos, docentes e funcionários da Universidade.

“O inglês é um idioma que tem um apelo maior em diversas áreas de conhecimento, mas essa iniciativa deve ser estendida também a outros idiomas”, explica Machado. Também há a expectativa de que seja lançado, em breve, um curso de português, desenvolvido pela Universidade em parceria com a Universia Brasil, para ser oferecido às instituições parceiras.

Para mais informações sobre os cursos de idiomas oferecidos pela Aucani, consulte o site da Agência.