USP terá novo centro de estudos voltado para análise das instituições brasileiras

O Centro Observatório das Instituições Brasileiras será presidido pelo professor da Faculdade de Direito (FD) e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski

 23/05/2023 - Publicado há 1 ano

Texto: Adriana Cruz

O embrião do novo centro da USP foi o Observatório USP das Instituições, lançado em setembro do ano passado, no encerramento do seminário USP Pensa Brasil - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Conselho Universitário aprovou, na sessão realizada no dia 22 de maio, a criação do Centro Observatório das Instituições Brasileiras, que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades científicas interdisciplinares relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, visando à análise, ao aperfeiçoamento e ao desenvolvimento das instituições brasileiras. 

O centro congregará especialistas brasileiros e estrangeiros com o objetivo de analisar o desempenho das instituições do país nas suas diversas modalidades, da família ao Estado brasileiro, e propor debates sobre sua organização e funcionamento.  Será constituído por um Conselho Gestor formado por representantes das áreas pública, científica e cultural e presidido pelo professor da Faculdade de Direito (FD) e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

O embrião do novo centro da USP foi o Observatório USP das Instituições, lançado em setembro do ano passado, no encerramento do seminário USP Pensa Brasil, coordenado pela vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda. 

Na reunião do Conselho Universitário, a vice-reitora explicou que o então Observatório nasceu com a proposta ser um fórum permanente para analisar as instituições nacionais e internacionais e formular inovações e propostas de aprimoramento. “O novo Centro tem caráter de pesquisa e de reflexão política sobre este país, que envolva a compreensão das instituições e sua forma de funcionamento. Este é o único Centro da Universidade que tem um projeto que congrega as áreas de ciências naturais e exatas, com a de ciências jurídicas”, afirmou Maria Arminda. 

Maria Arminda  do Nascimento Arruda - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Maria Arminda do Nascimento Arruda - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Carlos Gilberto Carlotti Junior - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Carlos Gilberto Carlotti Junior - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“O objetivo é pensar as grandes questões do Estado brasileiro, como democracia e representatividade, e gerar documentos que podem auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas. Essa iniciativa qualificará ainda mais o relacionamento da Universidade com a sociedade. Tenho certeza de que o professor Ricardo Lewandowski tem muito a contribuir nesse trabalho”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Este será o quinto centro de estudos criado pela Reitoria na atual gestão. Em março deste ano, o Conselho Universitário aprovou a criação do Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão; do Centro de Estudos Amazônia Sustentável; do Centro de Agricultura Tropical Sustentável; e do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.