USP e Tribunal de Justiça estudam parceria na área de inteligência artificial

Reitor participou de uma reunião com presidente do TJ para discutir formalização de convênio

19/11/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 21/11/2019 as 17:18
Representantes da USP e do TJ participaram do encontro na sede do Tribunal – Foto: Comunicação TJSP

O reitor da USP, Vahan Agopyan, participou, no dia 18 de novembro, de uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Manoel de Queiroz Pereira Calças, no Palácio da Justiça, sede do Tribunal, no centro da cidade.

Também participaram do encontro o superintendente de Relações Institucionais da Universidade, Ignácio Maria Poveda Velasco; o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira; o vice-diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho; e o diretor da Faculdade de Direito (FD), Floriano de Azevedo Marques Neto.

O TJSP e a USP estudam a formalização de um convênio visando à atuação do ICMC em projetos de automação e inteligência artificial no Tribunal. O ICMC possui em seus quadros docentes e alunos que desenvolvem pesquisas nas áreas de inteligência artificial e ciência de dados. No TJSP, o objetivo é atender à expansão do uso de robôs na área de triagem de petições intermediárias.

“Queremos contribuir ainda mais com pesquisas e interagir com a sociedade e, para isso, nada melhor do que parcerias com as instituições públicas”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

O presidente do TJSP, que também é professor na FD, falou sobre o respeito e orgulho que sente pela USP. “Empreenderemos esforços para que o convênio seja celebrado, pois estamos certos que a expertise dos profissionais e o entusiasmo dos alunos do ICMC nos auxiliarão para avançarmos ainda mais no uso das ferramentas de inteligência artificial na Corte paulista”, destacou Pereira Calças.

Também participaram da reunião os juízes assessores da Presidência Leandro Galluzzi dos Santos (Gabinete Civil), Ana Rita de Figueiredo Nery, Maria Rita Rebello Pinho Dias, Paula Lopes Gomes (Tecnologia, Gestão e Contratos) e Ricardo Dal Pizzol (Assuntos Jurisdicionais).

(Com informações da Diretoria de Comunicação Social do TJSP)