Forp reinaugura Centro de Atendimento a Pacientes Especiais

A faculdade também concluiu o Centro de Pesquisa Clínica, os Biotérios e o sistema Biodigestor

 12/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 21/11/2019 as 15:36
Por
O Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais possui 20 consultórios e realiza, anualmente, cerca de cinco mil atendimentos – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) reinaugurou, nesta segunda-feira, dia 11 de novembro, as novas instalações do Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais.

“A reabertura dessa clínica é motivo de grande felicidade para a faculdade, em especial para o Departamento de Clínica Infantil, pois representa a prática do conhecimento gerado e adquirido em benefício da comunidade”, afirmou a diretora da Forp, Léa Assed Bezerra da Silva.

O reitor Vahan Agopyan enfatizou a importância da interação da USP com as autoridades locais e o fortalecimento das parcerias que trazem benefícios para todos. “Os diretores da Forp demonstraram que, com vontade, perseverança e garra, é possível superar os desafios. Eles conseguiram, mesmo com o orçamento escasso, obter o apoio de empresas, de agências de fomento e da Prefeitura de Ribeirão Preto para levar adiante esses projetos e oferecer essas instalações que inauguramos hoje. Isso mostra que quem faz a hora somos nós”, disse o reitor.

Localizado no Bloco M da faculdade, o Centro passou por uma grande reforma para modernização do espaço e adequação às normas de acessibilidade. A clínica possui 20 consultórios e realiza, anualmente, cerca de cinco mil atendimentos a crianças e pacientes considerados especiais, ou seja, pacientes portadores de deficiência física e intelectual, doenças crônicas ou que precisem de cuidados específicos.

As inaugurações foram prestigiadas por autoridades locais, dirigentes da USP, pesquisadores e servidores da faculdade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Além do aspecto do ensino e da pesquisa, a assistência social oferecida por esta faculdade é espetacular, pois promove o acolhimento, reduz o sofrimento e proporciona melhor qualidade de vida, principalmente aos que não encontram muitas oportunidades. O mundo moderno é cada vez mais colaborativo, e nós, como cidadãos deste planeta, temos a responsabilidade de zelar pelo bem-estar coletivo”, lembrou o prefeito Duarte Nogueira.

Centro de Pesquisa Clínica

No mesmo dia, foi inaugurado o Centro de Pesquisa Clínica, um espaço específico para o atendimento exclusivo de pacientes envolvidos em pesquisas de todas as especialidades da odontologia.

O novo centro possui 12 consultórios, separados por vidro, com ar condicionado e piso especial, seguindo as recomendações de biossegurança para centros cirúrgicos.

“O Centro de Pesquisa Clínica sempre foi uma das metas desta administração. É um diferencial de nossos programas de pós-graduação, e esperamos que as pesquisas clínicas na Forp avancem não só em quantidade, mas principalmente em qualidade”, explicou o vice-diretor Arthur Belem Novaes Júnior.

Os consultórios do novo Centro de Pesquisa Clínica seguem recomendações de biossegurança, como divisórias de vidro e piso sem juntas, para evitar a contaminação – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Melhorias

Além dos novos espaços para atendimento, a faculdade concluiu melhorias em instalações de apoio.

Os Biotérios I e II – que acomodam pequenos animais, como roedores e coelhos, utilizados nas atividades de ensino e pesquisa – passaram por reforma e adequação de acordo com as recomendações para cada espécie animal. Com a otimização do espaço, a capacidade de acomodação dos biotérios foi ampliada, passando a abrigar 1.800 roedores e 24 coelhos.

Também foi inaugurada a Estação de Tratamento de Efluentes de Formaldeído (Biodigestor), para processamento de esgoto. Por causa de suas características tóxicas e carcinogênicas, os resíduos de formol exigem tratamento adequado antes de serem descartados.

O novo Biodigestor opera em fluxo contínuo e promove a degradação das substâncias tóxicas, minimizando o impacto ambiental. O projeto teve o apoio da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), de pesquisadores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) e do Laboratório de Resíduos Químicos do Campus de Ribeirão Preto.

As inaugurações foram prestigiadas pelas presenças do secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Américo Ceiki Sakamoto, e da secretária do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Sônia Valle Walter Borges de Oliveira, além de dirigentes da USP, representantes de entidades parceiras, pesquisadores e servidores da Faculdade de Odontologia.

As obras dos novos centros e das melhorias na Faculdade foram fiscalizadas e acompanhadas pela Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.