USP é a melhor universidade pública de 2017, segundo Guia do Estudante

A Unesp foi considerada a segunda melhor universidade pública brasileira e a Unicamp, a terceira.

16/10/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 18/10/2017 as 11:58

A USP foi uma das vencedoras do “Prêmio Melhores Universidades 2017″, concedido anualmente pelo Guia do Estudante. A USP venceu na categoria “Universidade do Ano – Escolas Públicas”. O segundo lugar ficou com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e o terceiro, com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na categoria “Universidade do Ano – Escolas Privadas”, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) foi considerada a melhor instituição privada do país.

Com o objetivo de apontar as Instituições de Ensino Superior que mais se destacaram no cenário acadêmico brasileiro, o “Prêmio Melhores Universidades” é conferido desde 2006, com base na avaliação dos cursos superiores do Guia do Estudante, publicado pela Editora Abril. Participam da premiação as instituições que tiveram pelo menos cinco cursos avaliados. Em 2017, foram 693 instituições.

Em sua 27ª edição, o Guia do Estudante Profissões Vestibular 2018 mediu a qualidade de 16,7 mil graduações. A avaliação é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Neste ano, o Guia concedeu a avaliação máxima de cinco estrelas, a 121 dos 141 cursos da USP. Os outros 20 cursos da Universidade receberam quatro estrelas. Na edição passada, 102 dos 123 cursos da USP avaliados pela publicação receberam cinco estrelas, e 21 receberam quatro estrelas.