USP é destaque entre as instituições públicas no Guia da Faculdade do Estadão

O Guia da Faculdade é elaborado anualmente pelo Grupo Estado, em parceria com a Quero Educação

28/10/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 12:04
Arte: Divulgação

A USP é a instituição brasileira com mais cursos cinco estrelas de acordo com o Guia da Faculdade, divulgado no dia 26 de outubro pelo Estadão. A Universidade teve 72 cursos avaliados como cinco estrelas, 12 a mais que na edição do ano passado, e foi considerada o destaque entre as instituições públicas.

A publicação avaliou mais de 14 mil cursos oferecidos por instituições brasileiras de ensino superior públicas e privadas. Desses, apenas 390 cursos foram considerados excelentes e ganharam cinco estrelas.

Publicado desde 2019, o Guia da Faculdade é elaborado pelo Estadão, em parceria com uma das principais startups da área educacional do País, a Quero Educação, utilizando uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil.

Na edição deste ano, foram mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro que se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do País na qual trabalham, considerando a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura.

THE Ranking by Subject

Em outro ranking, o THE Ranking by Subject, divulgado hoje, dia 28 de outubro, pela consultoria britânica Times Higher Education, a USP ficou em destaque em duas áreas de concentração: 74ª posição em Clínica e Saúde e 88ª posição em Educação.

O THE Ranking by Subject emprega os mesmos critérios utilizados no ranking mundial da THE, mas adaptados para cada área de concentração. São considerados 13 indicadores de desempenho, dentro de cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

Na edição deste ano, o ranking avaliou 1.512 instituições em 11 áreas de concentração.

THE Ranking by Subject

Área de concentraçãoColocação