Seminário reafirma compromisso da USP com a preservação de seus acervos

Evento durou dois dias e debateu a importância e os desafios na manutenção de acervos, museus e demais coleções da Universidade

20/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 24/04/2023 as 17:52
[Da esquerda para a direita] Marli Quadros Leite, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Maria Arminda do Nascimento Arruda e Hussan El Dine Zaher – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) organizou, entre os dias 18 e 19 de abril, o seminário Acervos na USP: desafios na gestão e na preservação. O evento aconteceu no Auditório Istvan Jancsó, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e reuniu gestores, profissionais e pesquisadores ligados aos acervos e museus da Universidade.

No primeiro dia, houve reuniões reservadas aos grupos de trabalho temáticos formados por representantes dos acervos das diversas unidades da USP. O segundo dia contou com mesas e debates abertos ao público e com transmissão pelo YouTube, no canal do Centro de Preservação Cultural da USP Casa de Dona Yayá.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, que participou da mesa de encerramento do seminário, destacou a relevância internacional do acervo cultural da Universidade. “Certamente, são poucas universidades no mundo que têm o que a USP tem. É importante que os alunos conheçam e desfrutem dos museus e dos demais acervos ao longo do seu período na Universidade”, afirmou o reitor.

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda lembrou que, durante seu período à frente da PRCEU, deu especial atenção aos museus e acervos da Universidade. “Este evento está retomando as iniciativas que tivemos no passado e está retomando as preocupações com os acervos da USP. O mundo em que vivemos só pode ser compreendido através da cultura. Precisamos praticar a frase que estampa a Praça do Relógio: ‘No universo da cultura, o centro está em toda parte’”, celebrou a vice-reitora, ressaltando a importância da valorização da cultura nos dias atuais.

Em sua fala de encerramento, a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, demonstrou seu contentamento com as discussões trazidas pelo seminário e frisou a importância que ele terá para as ações futuras da PRCEU no âmbito da preservação dos acervos. “Os debates que tivemos não são um ponto de chegada, mas sim um ponto de partida. Estamos aqui reafirmando um compromisso”, ressaltou Marli.