Fotomontagem com imagens de Freepik e Jornal da USP

Novos programas estreiam na Rádio USP nesta semana

Cultura na USP e Universo das Emissoras Públicas vão ao ar nesta quinta, às 12 horas, e sexta-feira, às 17 horas, respectivamente

02/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 18/05/2023 as 10:19

Texto: Rebeca Fonseca

Arte: Joyce Tenório

Nesta semana, ocorre a estreia de dois programas na Rádio USP. Nesta quinta-feira, dia 4, às 12 horas, vai ao ar o primeiro episódio de Cultura na USP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). No dia seguinte, sexta-feira, dia 5, às 17 horas, será a vez de Universo das Emissoras Públicas fazer sua primeira transmissão.

“A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a USP são indústrias de produção de cultura, arte e extensão e a gente precisa de um canal robusto para divulgar isso”, comenta a professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, sobre a estreia de Cultura na USP. Toda quinta-feira, ao vivo, apresentações de teatro, de música, exibições de filmes e exposições promovidas pela Universidade serão sugeridas ao ouvinte.

Marli Quadros - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No programa da Rádio USP Via Sampa, encerrado em 2020, os atrativos culturais da Universidade eram divulgados no quadro Caminhos da Cultura. A proposta do novo programa da PRCEU parte dessa experiência anterior. “A ideia é aproximar as pessoas da produção cultural da USP. A população nem sempre aproveita esse conteúdo, porque não consegue ou porque não sabe que está sendo produzido”, diz o apresentador Elcio Silva.

Além da agenda cultural, o programa terá reportagens e entrevistas com artistas e demais pessoas envolvidas na produção dos eventos. “A gente identificou que o público se interessa bastante por saber mais, não só a agenda, com data, horário e local, mas ouvir as pessoas, que são regentes de orquestras, curadores de exposições, pessoas que fazem a programação”, acrescenta Michel Sitnik, produtor do programa.

Elcio Silva - Foto: Arquivo pessoal

A convidada especial do primeiro episódio será a pró-reitora Marli. Ela vai conversar com o ouvinte para dar um panorama geral da cultura na Universidade e falar sobre os projetos e as perspectivas para o futuro do programa. Além disso, a programação elaborada pela PRCEU com os principais destaques dos órgãos de cultura e dos institutos da USP também será compartilhada.

Cultura na USP planeja apresentar as diferentes atividades que a Universidade promove a diferentes públicos. “O rádio é um instrumento importante para a democratização desse tipo de informação, porque ele é um veículo que fala para todo mundo. A gente aposta muito na Rádio USP para chegar às pessoas fora da Universidade”, declara Sitnik.

Ouça entrevista com a professora Marli Quadros no Jornal da USP no Ar:

Michel Sitnik - Foto: Reprodução/IEA-USP

Emissoras públicas

Emissoras como a Rádio USP serão tema do programa Universo das Emissoras Públicas.  A apresentadora Gislene Nogueira é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Sua tese é sobre emissoras públicas e a construção de uma esfera pública democrática. Parte dessa pesquisa vai integrar o programa que estará no ar quinzenalmente, às sextas-feiras.

Gislene explica que esse modelo de veículo atende às demandas da população. “As emissoras públicas de rádio e televisão não possuem um dono titular. Elas têm uma gestão que presta serviço ao público, como a BBC, no Reino Unido, que pertence aos cidadãos”, afirma a apresentadora.

+ Mais

As emissoras públicas de rádio e TV nas democracias tradicionais

Segundo Gislene, as emissoras públicas existem para garantir espaço para a pluralidade de vozes da sociedade e atender ao direito à informação. “As empresas realmente públicas têm mecanismos para garantir a participação do público em suas decisões editoriais e administrativas”, detalha. Em um cenário ideal, elas atuam com autonomia e não sofrem interferência governamental.

A apresentadora antecipa que o programa de estreia será mais conceitual. A conversa inicialmente será sobre a definição de emissora pública e, nos próximos episódios, serão abordadas emissoras de diferentes países, como a NPR, dos Estados Unidos, e a ARD, da Alemanha. “A ideia é convidar porta-vozes das emissoras para que eles possam contar a experiência deles, como se consolidaram, como fazem para que o público participe e como são financiadas”, ressalta Gislene.

Gislaine Nogueira - Foto: Arquivo pessoal

Para a apresentadora, o conceito de emissoras públicas é pouco conhecido e, com o programa, os ouvintes poderão aprender sobre o seu papel e como elas devem atuar na sociedade. “A gente pode conhecer e compartilhar experiências de comunicação pública para que o público tenha condição de avaliar, entender e contribuir para um debate sobre a empresa de comunicação brasileira e participar da construção dela”, diz Gislene.

O programa Cultura na USP vai ao ar todas as quintas-feiras, às 12 horas, a partir desta quinta, dia 4. O programa Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente, às sextas-feiras, às 17 horas, a partir do dia 5. Ambos pela Rádio USP de São Paulo (93,7 MHz) e de Ribeirão Preto (107,9 MHz).