Com pesar, lamentamos o falecimento do professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), Antonio Delfim Netto, ocorrido hoje, dia 12 de agosto, em São Paulo.
Ele foi aluno da terceira turma da então Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP em 1951. Economista e Professor Emérito da FEA, Delfim Netto dedicou mais de 55 anos à vida pública, tendo assumido diversos cargos públicos, dentre os quais secretário Estadual, ministro da Fazenda e embaixador. Durante sua vida pública interagiu com diferentes correntes políticas em diferentes momentos da história do Brasil.
Há 11 anos, Delfim doou seu acerco de mais de 100 mil livros e 90 mil revistas, incluindo obras históricas com livros originais de Adam Smith e John Keynes, para a Biblioteca da FEA. Junto com o riquíssimo acervo, ele também doou seu mobiliário, criando um espaço que reproduz sua sala de leitura. Segundo o próprio Delfim, o gesto foi uma retribuição e um agradecimento por tudo que a Universidade lhe proporcionou ao longo de sua carreira.
Neste momento de consternação, nós nos solidarizamos com a família e os amigos de Delfim Netto.
Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP