Com a flexibilização das atividades presencias nos campi da Universidade a partir do dia 6 de novembro, a Reitoria está implementando três ações voltadas para a segurança da comunidade universitária contra o novo coronavírus: a criação do Plantão covid-19, a testagem sorológica em todos os servidores e funcionários terceirizados e o teste PT-PCR para servidores sintomáticos e contactantes.
As ações, que estão sendo desenvolvidas em conjunto com a Superintendência da Saúde (SAU) e o Hospital Universitário (HU), fazem parte do Plano USP para o retorno das atividades presenciais, que foi desenvolvido e é constantemente atualizado pelo grupo de trabalho formado por dirigentes da Universidade e coordenado pelo vice-reitor Antonio Carlos Hernandes.
“É importante reforçar que todos os protocolos de biossegurança devem ser mantidos, em especial, o uso correto de máscaras, o distanciamento social, a higienização frequente das mãos e o cumprimento da etiqueta respiratória”, afirma o vice-reitor.
Plantão covid-19
O Plantão covid-19 é formado por uma comissão de profissionais da área de saúde para atender a comunidade universitária de todos os campi. Os portadores de cartão com número USP terão a oportunidade de tirar dúvidas, receber informações e orientações associadas à doença pelo e-mail plantaocovid19@hu.usp.br.
Os e-mails serão respondidos todos os dias da semana, no horário das 8h às 18h. O objetivo é garantir acesso rápido aos profissionais de saúde e, com isso, levar tranquilidade aos trabalhadores.
Os profissionais terceirizados também poderão acessar o Plantão, mas o farão por meio das empresas prestadoras de serviço, que receberão informações e orientações.
Testagem sorológica
Está prevista a realização de testes sorológicos da covid-19 nos servidores e profissionais de empresas terceirizadas de serviço contínuo (limpeza, portaria e vigilância) de todos os campi. Em São Paulo, os testes já começaram a ser feitos e seguem até o próximo dia 12 de novembro, com postos de coleta no prédio da Reitoria, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Faculdade de Medicina e HU.
Nos campi do interior, a testagem ficará a cargo de uma prestadora de serviço, que fará a testagem entre os dias 9 e 16 de novembro.
Um aplicativo, que deverá ser lançado em breve, fará o monitoramento diário das condições de saúde da comunidade.
Também serão realizados testes de RT-PCR em servidores sintomáticos e contactantes, conforme estabelecido na portaria conjunta nº 20, de 18 de junho de 2020, do Ministério da Economia e do Ministério da Saúde.