O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, participou, no dia 13 de junho, da inauguração do Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), que tem como objetivo apoiar iniciativas das artes visuais, em especial de artistas da cidade e da região de Ribeirão Preto.
Para marcar a inauguração, foi aberta a exposição Cinesia, da artista Geciane Porto. A exposição é composta de obras que trazem a artista em sua permanente busca por captar a efemeridade do movimento por meio das cores e texturas. Os trabalhos exploram diferentes materiais com texturas distintas, utilizando a ocorrência de luz e sombras para discutir os movimentos e seus aprisionamentos. A exposição conta com a curadoria de Frederico Lopes, que atuou no setor de curadoria e expografia do Museu de Arte Murilo Mendes de 2013 a 2017.
A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 29 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 17h. É obrigatório o uso de máscara e a apresentação de comprovante de vacinação, de acordo com os protocolos sanitários estabelecidos pela Universidade. Não há necessidade de inscrições ou agendamentos.
No dia 10, o reitor participou da inauguração do coworking Teias Empreendedorismo e Inovação, novo espaço de integração de alunos das diferentes áreas do campus da USP em Ribeirão Preto com a área de negócios, por meio de atividades de promoção do empreendedorismo e da inovação. O espaço está sediado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) e desenvolverá atividades para capacitação de alunos em gestão de negócios e servirá para apoio e mentoria de projetos empreendedores.
Qualquer membro da comunidade acadêmica do campus poderá utilizar o espaço, que contará com salas multifuncionais e de reuniões, espaços colaborativos de trabalho, cabines individuais, laboratório maker (com infraestrutura de impressora 3D e de circuitos impressos) e copa.
Alunos de graduação e pós-graduação de todas as unidades poderão utilizar o espaço para trabalharem em projetos de empreendedorismo e inovação, enquanto os professores do campus poderão utilizá-lo para a realização de mentorias, treinamentos e capacitações, além de outras atividades conectadas com o propósito do espaço. Inicialmente, o Teias funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.