Campus de Ribeirão Preto ganha mais um Espaço Cultural

O novo espaço está no Polo Ribeirão Preto do Instituto de Estudos Avançados e vai apoiar iniciativas locais e regionais das artes visuais; primeira exposição será “Cinesia”, de Geciane Porto

10/06/2022 - Publicado há 2 anos
Espaço Cultural do Polo Ribeirão Preto do Instituto de Estudos Avançados – Crédito: Thais Cardoso

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP inaugura no dia 13 de junho, a partir das 8h, seu Espaço Cultural. O evento será presencial e contará com a presença do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Localizado em sua sede, no campus Ribeirão Preto da USP, o espaço tem como objetivo apoiar iniciativas das artes visuais, em especial de artistas da cidade e da região.

Para marcar a inauguração, será realizado o vernissage da exposição Cinesia, da artista Geciane Porto. A exposição é composta de obras que trazem a artista em sua permanente busca por captar a efemeridade do movimento por meio das cores e texturas. Os trabalhos exploram diferentes materiais com texturas distintas, utilizando a ocorrência de luz e sombras para discutir os movimentos e seus aprisionamentos. A exposição conta com a curadoria de Frederico Lopes, que atuou no setor de curadoria e expografia do Museu de Arte Murilo Mendes de 2013 a 2017. Integrou a equipe de implementação do Memorial da República Presidente Itamar Franco, onde trabalhou na curadoria e na coordenação da Divisão de Educação. É fundador da Instituição Cultural Bodoque Artes e Ofícios (2012), da Revista Trama (2019) e do Museu de Artes e Ofícios Bodoque (2020), onde trabalha atualmente como coordenador geral.

A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 29 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 17h. É obrigatório o uso de máscara e a apresentação de comprovante de vacinação, de acordo com os protocolos sanitários estabelecidos pela Universidade. Não há necessidade de inscrições ou agendamentos. A exposição tem o apoio da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace).

Mais informações: iearp@usp.br ou (16) 3315 0368.