Nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, a USP celebrou os dez anos do programa Parceria Internacional Triangular de Ensino Superior (Pites), regido por um convênio entre a USP e as universidades francesas Jean Moulin Lyon 3, Lumière Lyon 2 e Jean Monnet de Saint-Étienne.
O programa permite que estudantes da Faculdade de Direito (FD) da USP possam obter o diploma de licence en droit, que corresponde no Brasil ao diploma de graduação em direito, e Master 2, correspondente a uma pós-graduação, ambos emitidos pelas instituições francesas e com validade europeia. A cerimônia, realizada no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA), também diplomou os alunos da turma atual do programa.
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, celebrou os dez anos do Pites, programa de internacionalização do qual é um entusiasta, destacando a dedicação dos alunos em superar barreiras linguísticas e culturais. “Vocês, alunos, são exemplos de excelência e perseverança. Com essa dupla diplomação, estamos cada vez mais perto de uma mudança na mentalidade da nossa Universidade e da nossa sociedade, com uma qualidade de formação muito mais aperfeiçoada”, afirmou.
O coordenador do programa, Fernando Menezes, que também é docente da FD, destacou a importância da iniciativa para a integração entre as duas nações e para a qualidade da graduação do curso de Direito. “Nesses dez anos, já formamos profissionais que, mantendo suas raízes no Brasil, reforçam esses laços de internacionalização que são essenciais em um mundo cada vez mais globalizado”, considerou.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago, reiterou sua alegria em participar da celebração do Pites, que foi criado durante sua gestão como reitor da USP, em 2014. “Os estudantes que estão sendo diplomados hoje têm um papel essencial na promoção das relações entre Brasil e França e uma oportunidade de ampliar seus horizontes durante a graduação”, ressaltou.
Já a vice-diretora da FD, Ana Elisa Bechara, comemorou a parceria entre a USP e as universidades francesas para a concretização do programa: “Esse convênio, essa internacionalização, está na essência da nossa Universidade. Nós vivemos em uma sociedade global, com desafios globais. E é com programas como esse que conseguimos formar profissionais do direito capazes de lidar da melhor maneira com essas questões”.
Na cerimônia, os alunos receberam os diplomas franceses de licence e master. Em francês, os alunos da USP Cassiano dos Santos Dourado de Tobias Ribas e Luiza Roman de Oliveira Toledo, escolhidos como oradores de cada nível de graduação, agradeceram a dedicação dos dirigentes universitários dos dois países para o sucesso do Pites e para a qualidade de suas formações.
Também estavam presentes no evento o reitor da Universidade Jean Moulin Lyon 3, Gilles Bonnet; o pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade de Lumière Lyon 2, James Walker; e o pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade Jean Monnet Saint-Étienne, Alain Troulier.
*Estagiária sob supervisão de Adriana Cruz