Programa Ciência para o Futuro discute políticas públicas na área do esporte

O programa, coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), tem como objetivo aproximar os cientistas da Universidade de agentes da sociedade

07/12/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 10/12/2021 as 12:21
O encontro contou com cerca de 40 participantes – Foto: Reprodução

O programa Ciência para o Futuro: a USP quer ouvir você promoveu, no dia 3 de dezembro, um encontro de pesquisadores da USP com instituições públicas e representantes de organizações não governamentais (ONGs) para discutir políticas públicas para intensificar práticas esportivas na sociedade.

O programa, coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e lançado em maio deste ano, tem como objetivo aproximar os cientistas da Universidade de agentes da sociedade para desenvolver iniciativas voltadas para a melhoria de seus setores de atuação. A iniciativa também possibilita maior integração entre docentes de diferentes Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade, que vislumbram a possibilidade de colaboração.

Participaram do evento professores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), além de representantes do Ministério da Saúde, do Sesc, de Secretarias Municipais de cidades do Estado de São Paulo, como Ribeirão Preto, Guarulhos e Piracicaba, além de ONGs.

Alguns dos temas que fizeram parte das discussões foram projetos de captação de recursos públicos e privados para fomentar a prática de atividades físicas e esportivas pela população e consultorias para análises diagnósticas, planejamento, execução e avaliação dos impactos dos programas, propostas para criação de ciclovias e ciclofaixas, planejamento das cidades e suas áreas verdes, até a construção de locais para a prática e implantação de programas. Já está prevista para fevereiro uma nova reunião do grupo.

Este é o terceiro evento promovido pela PRP. Em abril deste ano, foi realizado um piloto do programa centrado nas temáticas de apicultura e meliponicultora. Um segundo encontro, realizado em junho, debateu questões relacionadas a saneamento básico.

“As iniciativas do programa Ciência para o Futuro: a USP quer ouvir você, no mínimo, possibilitaram integração entre docentes de nossa Universidade que trabalham em áreas similares ou complementares e nem se conheciam, desencadeando oportunidades de colaboração em pesquisa, mas também em ensino e em extensão. Em um panorama mais amplo, possibilitaram a interação de nossos docentes com lideranças de muitos segmentos, que, juntos, identificaram diferentes possibilidades de colaboração, beneficiando, dessa forma, a sociedade que nos financia”, destaca a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Carmen Silvia Fávaro Trindade.