Pró-Reitoria de Pesquisa financiará softwares para estudos em genômica e fármacos

Edital prevê investimentos na compra de dez licenças dos softwares MetaCore e MetaDrug

 25/11/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 29/11/2019 as 15:25
Por
Arte sobre foto de Marcos Santos/USP Imagens

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) lançou um edital para investir em ferramentas computacionais e bases de dados voltadas para o desenvolvimento de pesquisas de ponta na área de genômica e fármacos.

O edital tem como objetivo disponibilizar, aos projetos de pesquisa selecionados, acesso às ferramentas de apoio e aceleração do processo de descoberta científica MetaCore e MetaDrug. Esses softwares oferecem bases de dados de compostos e moléculas e ferramentas de análise de vias metabólicas.

Unidades, museus e institutos especializados da USP, cujos pesquisadores desenvolvam projetos passíveis de se beneficiar com o uso dessas ferramentas, podem submeter suas propostas até o dia 6 de dezembro.

“A USP dispõe de grupos de excelência no tema que, com esses instrumentos, poderão desenvolver suas pesquisas com mais agilidade”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

O pró-reitor explica que o custo de aquisição dessas ferramentas pode ser significativamente reduzido se realizado em lote, em vez de individualmente por cada grupo ou pesquisador, resultando em economia para os pesquisadores.

Além disso, as licenças serão de uso compartilhado nas unidades contempladas, de modo a permitir uso intensivo e racionalização de recursos. “As Comissões de Pesquisa terão papel importante no processo, tanto na consolidação das demandas internas quanto na gestão do uso das licenças”, afirma Canuto. A Pró-Reitoria fará a compra dos softwares e deverão ser disponibilizadas dez licenças pelo prazo de dois anos.

As propostas serão analisadas por um Comitê de Avaliação nomeado pela PRP. O pró-reitor destaca que, dentre os critérios considerados na avaliação, estarão o impacto do uso das ferramentas para a área do conhecimento e as disciplinas ou cursos em que elas serão utilizadas. O resultado será divulgado em janeiro do próximo ano.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.