Pró-Reitoria de Graduação espera número recorde de Embaixadores USP em 2012

Nesta terça-feira, dia 8 de maio, aconteceu o 3º Encontro dos Embaixadores da USP, oportunidade para a Pró-Reitoria de Graduação expor os principais objetivos do Programa e conhecer os voluntários deste ano.

11/05/2012 - Publicado há 12 anos

Nesta terça-feira, dia 8 de maio, aconteceu o 3º Encontro dos Embaixadores da USP, no auditório Ariosto Mila, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). O encontro foi uma oportunidade para a Pró-Reitoria de Graduação expor os principais objetivos do Programa e conhecer os voluntários deste ano

Criado em 2007 pela Pró-Reitoria de Graduação, o Programa Embaixadores da USP promove a visita de alunos e professores da USP a escolas da rede pública, com a missão de fornecer informações, esclarecer dúvidas e tornar a Universidade um objetivo mais concreto para esses jovens.

“A missão de vocês, embaixadores, é ajudar esses jovens a vencer a barreira da autoexclusão. É mostrar que vocês sonharam, se planejaram, tiveram como meta passar no vestibular e agora estão aqui, na Universidade de São Paulo”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn

A iniciativa integra o Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), cujo principal objetivo é ampliar o ingresso de alunos provenientes de escolas públicas, além de apoiá-los em sua permanência na Universidade.

A missão dos embaixadores é despertar nesses estudantes o interesse em estudar na USP e mostrar que todos têm a possibilidade de conquistar uma vaga.

“A missão de vocês, embaixadores, é ajudar esses jovens a vencer a barreira da autoexclusão. É mostrar que vocês sonharam, se planejaram, tiveram como meta passar no vestibular e agora estão aqui, na Universidade de São Paulo”, afirma a pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn.

Satisfação

Apesar do pouco tempo de existência, o Programa Embaixadores já começa a dar resultados. Para o aluno do 2º ano do curso de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH,) Felipe Hitoshi, a visita dos embaixadores em sua escola foi determinante para a decisão de se inscrever no vestibular. “Eu não tinha muito conhecimento e nem muito interesse pela USP. Os embaixadores tiraram as dúvidas sobre a Universidade, deram dicas sobre a isenção da taxa de inscrição e me incentivaram a tentar”, conta Felipe, que agora trocou de lado e se tornou também um embaixador voluntário.

Felipe Hitoshi, aluno do curso de Gerontologia, se interessou em prestar a Fuvest depois de receber a visita dos embaixadores, quando ainda cursava o Ensino Médio

No ano passado, 128 escolas foram visitadas pelos 450 embaixadores que participaram do programa, sendo que um terço deles era de docentes da Universidade. Para aumentar ainda mais o número de participantes e, consequentemente, ampliar a lista de escolas visitadas, na edição desse ano, a Pró-Reitoria abriu as inscrições para todos os alunos de graduação e pós-graduação que quiserem participar, inclusive aqueles oriundos de escolas privadas. Com essa iniciativa, apenas no primeiro dia de inscrições, mais de 120 voluntários já se candidataram.

Além da divulgação realizada durante as visitas, muitos embaixadores acabam adotando a causa e se mobilizando para desenvolver outras ações voluntárias. Esse é o caso dos alunos embaixadores Rafael Oliveira, Luiz Gustavo Barbosa e Vitor Santos do curso de Engenharia do Petróleo da Escola Politécnica, que também fazem parte do Projeto Potência, desenvolvido por alunos da Poli com o propósito de dar aulas preparatórias de matemática, química e física em escolas da zona sul da cidade. O projeto já procura novas parcerias e pretende ampliar suas atividades nesse ano.

As inscrições para o Programa Embaixadores da USP podem ser feitas no site do Inclusp até o dia 25 de maio. Mais informações pelo telefone (11) 3091-3354 ou pelo e-mail inclusp@usp.br