O vice-reitor da Universidade, Vahan Agopyan, participou, no dia 14 de abril, da inauguração do Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, no campus da USP em Ribeirão Preto. A cerimônia contou com a presença do vice-governador de São Paulo e secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio França, e da prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera.
O Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética recebeu investimentos de R$ 1,6 milhão e é fruto de um convênio entre a Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (Fipase) de Ribeirão Preto e a Secretaria Estadual. A inauguração foi realizada durante o evento de comemoração dos dois anos do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, que conta com mais de cinquenta empresas incubadas.
O espaço permitirá a realização de ensaios de compatibilidade eletromagnética conduzida, de acordo com as principais normas nacionais e internacionais. As empresas da região – dos setores de equipamentos médicos, hospitalares, odontológicos, eletrodomésticos, telecomunicações, tecnologia da informação e comunicação e setor industrial – se beneficiarão por ter um laboratório de alta tecnologia de fácil acesso, diminuindo custos de certificação e inovação.
Como parte das comemorações, também foi promovida uma série de workshops e palestras voltados a empreendedores.
Parque de Inovação e Tecnologia
Resultado de uma parceria entre a USP, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Ribeirão Preto e a Fipase, o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, inaugurado em março de 2014, surgiu com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região.
O Parque deve atrair novas empresas que desenvolvem pesquisa e investem em produtos e processos inovadores, principalmente, nas áreas do complexo industrial da saúde, biotecnologia, tecnologia da informação e bioenergia.
O projeto completo ocupará uma área total de 300 mil metros quadrados, no campus USP de Ribeirão Preto, e ainda prevê a implantação da Supera Aceleradora, do Núcleo Administrativo e da urbanização dos lotes para instalação de empresas, além de laboratórios de serviços tecnológicos, empresas inovadoras e centro de formação de mão de obra.
(Foto: Vladimir Tasca / Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto)