
O ministro da Educação da Nova Zelândia, Chris Hipkins, e representantes das três universidades estaduais paulistas – USP, Unesp e Unicamp – se encontraram na tarde de hoje, dia 3 de junho, na Reitoria da USP.
“Nos últimos dois anos e meio, a Nova Zelândia adotou medidas de isolamento social por causa da pandemia, o que é relativamente incomum para nós que somos um país de viajantes. Agora que atingimos uma alta taxa de vacinação, estamos retomando as atividades normais, incluindo as viagens e o intercâmbio de alunos estrangeiros”, explicou o ministro.
O Brasil foi um dos países escolhidos por Hipkins para visitar em sua primeira viagem internacional após o início da pandemia da covid-19.
“Descobrimos novas formas de comunicação, mas elas não substituem o contato pessoal. É fantástico constatar que as universidades paulistas tenham tantas parcerias com as instituições neozelandesas. Espero que essa relação possa crescer e se fortalecer ainda mais”, concluiu.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior destacou que “a USP tem mais de 300 artigos publicados em colaboração com a Universidade de Auckland, com índice de citação maior do que quando publicamos individualmente. Isso mostra que a colaboração é uma das melhores maneiras para aumentar a qualidade de nossas pesquisas e atividades acadêmicas. Estamos preparados para estabelecer um nível mais alto de colaboração, aumentando a mobilidade de alunos e pesquisadores das nossas universidades”.
Além da Reitoria, a comitiva também conheceu as instalações da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE).
