Pró-reitor de Pós-Graduação da USP é nomeado diretor-científico da Fapesp

Atual pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Márcio de Castro Silva Filho assumirá o cargo na Fapesp no dia 27 de abril

10/04/2023 - Publicado há 1 ano
O pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Márcio de Castro Silva Filho – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Márcio de Castro Silva Filho, foi nomeado para exercer o cargo de diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O dirigente encabeçava a lista tríplice de candidatos ao cargo elaborada pelo Conselho Superior da Fapesp, em reunião no dia 15 de março.

Professor titular do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Silva é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), possui mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas também pela Ufla e doutorado em Biologia Molecular de Plantas pela University of Louvain (Bélgica).

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, e desenvolve pesquisas na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular de Plantas e interação planta-inseto-patógeno. Além das atividades de docência e pesquisa, também atuou em diversos cargos de gestão. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Genética (2018-2020); coordenador da área de Ciências Biológicas I (2008-2011), diretor de Relações Internacionais (2011-2012) e diretor de Programas e Bolsas no País (2012-2016) da Capes; e presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (2019).

Atua na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP desde 2016, sendo pró-reitor adjunto, de 2016 a 2022, e pró-reitor, desde 2022. Márcio de Castro Silva assumirá o cargo de diretor-científico da Fapesp no dia 27 de abril.

Fernando Menezes, diretor administrativo

Fernando Menezes, diretor administrativo da Fapesp – Foto: Eduardo Cesar / Pesquisa FAPESP

O professor do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP, Fernando Dias Menezes de Almeida, também foi reconduzido ao cargo de diretor administrativo da Fapesp, posto que ocupa desde 2017.

Almeida possui graduação, doutorado e livre-docência pela Faculdade de Direito. Tem atuado em projetos de cooperação internacional, notadamente na coordenação do Programa PITES, em parceria com a Université de Lyon, que oferece uma formação bidiplomante aos alunos de graduação em Direito da USP. Foi professor visitante nas Universidades Jean Moulin Lyon 3, Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Lumière Lyon 2.

Exerceu diversos cargos na administração pública do Estado de São Paulo. Foi assessor da Presidência da Assembleia Legislativa (1999-2001); secretário-adjunto da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (2003-2006); conselheiro do Condephaat (2006-2007); assessor da Presidência da Fapesp (2007-2016); e controlador-geral da USP (2015-2017).