Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC completa 71 anos de existência

Publicado: 31/07/2024
Fachada do Instituto de Ortopedia e Traumatologia – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina comemora hoje, dia 31 de julho, 71 anos de existência. Para marcar a data, foi realizada uma sessão solene, que contou com a presença de autoridades, dirigentes da Universidade, docentes e servidores do instituto.

O IOT foi o primeiro instituto a deixar o prédio inicial do HC para assumir suas atividades ambulatoriais em prédio próprio. À época, São Paulo passava por uma epidemia de poliomielite anterior aguda, mais conhecida como paralisia infantil, e coube ao novo instituto a função de receber os casos da doença, em fase de comprometimento respiratório.

Para isso, contava com toda a infraestrutura necessária, como respiradores e os chamados pulmões de aço, além de dois pavimentos especialmente reservados, constantemente ocupados por crianças. Com a erradicação da paralisia infantil, o IOT pôde ser utilizado para o atendimento, a pesquisa e o ensino de outras importantes afecções ortopédicas.

Atualmente, o IOT ocupa dois edifícios: o primeiro com dez pavimentos e, o segundo, com quatro, ambos destinados ao tratamento das enfermidades do aparelho locomotor. O IOT conta ainda com sete laboratórios de especialidades e um corpo clínico com aproximadamente 160 médicos.

(Da esq. p/dir.) O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior; os professores Alexandre Fogaça Cristante, Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho e Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o secretário Estadual de Saúde, Eleuses Vieira de Paiva; o professor Olavo Pires de Camargo; e o diretor-presidente da Fundação Faculdade de Medicina, Arnaldo Hossepian Junior – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“Esta é uma ocasião muito especial, que nos permite refletir sobre as conquistas passadas e olhar para o futuro, com esperança e entusiasmo. Ao longo desses 71 anos, o IOT tem construído uma história repleta de marcos importantes desde os seus primeiros dias, atendendo heroicamente aos casos de poliomielite, até a criação de um hospital reconhecido internacionalmente, que sempre esteve na vanguarda da medicina ortopédica”, afirmou a diretora da FM, Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou a ligação intrínseca existente entre a Faculdade de Medicina e os Institutos que compõem o HC. “É impossível pensar a Faculdade sem os Institutos. A área de ortopedia é uma das áreas que mais pressiona o SUS em termos de fila de espera, de procedimentos, e que bom que nós temos o IOT. Seria bom se tivéssemos a ampliação do Instituto, mais atividades aqui, porque a nossa população precisa desse serviço. O serviço que vocês prestam aqui para os pacientes e o que vocês representam para ortopedia do País é o valor incalculável”, disse.

Para o secretário Estadual de Saúde, Eleuses Vieira de Paiva, “neste momento extremamente difícil que a gente vive na saúde pública deste País, principalmente na formação médica, é nosso empenho fortalecer aquelas instituições que são responsáveis pela formação, pela pesquisa, pela excelência da medicina. Portanto, nossa gratidão a cada um de vocês. Vocês são motivo de orgulho para o nosso Estado”.

Na cerimônia também foram entregues placas de homenagens às autoridades e medalhas aos servidores do instituto.