Excelência, comunicação e inovação são pilares que norteiam nova gestão da EEFERP

Os professores Hugo Tourinho Filho e Rafael Pombo Menezes tomaram posse como novo diretor e novo vice-diretor, respectivamente

04/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 07/04/2022 as 16:53
(Da esq. p/ dir.) Os professores Hugo Tourinho Filho e Rafael Pombo Menezes; o reitor Carlos Gilberto Carlotti; a secretária-geral da USP Maria Helena Cury Gallottini; e os ex-diretores da escola, Cristiano Roque Antunes Barreira e Marcelo Papoti – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Excelência acadêmica e administrativa, comunicação e gestão e inovação são os três pilares que norteiam a nova gestão da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), tendo à frente o novo diretor, Hugo Tourinho Filho, e o novo vice-diretor, Rafael Pombo Menezes, que foram empossados oficialmente em cerimônia realizada no dia 1º de abril.

Criada em 2009, a EEFERP é a mais jovem Unidade de Ensino e Pesquisa do campus de Ribeirão Preto e “vem consolidando seu espaço”, como destacou o novo diretor em seu discurso. Tourinho ressaltou que a escola “é uma unidade em expansão e com enorme potencial que vem sendo construído ao longo do tempo pelos docentes, pelos discentes e pelos servidores técnicos e administrativos. E esse crescimento nos traz novos desafios”.

Dentre esses desafios, o diretor citou a necessidade de otimizar processos e melhorar os trâmites entre as assistências técnicas e as comissões estatutárias; estreitar as relações com a comunidade externa; aprimorar os canais de comunicação com os diferentes públicos; repor os recursos humanos e captar recursos para fomentar os projetos na área de inovação.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior ressaltou que excelência é a palavra-chave que permeia todas as áreas de sua gestão e que está sendo desenvolvido um conjunto de ações que visam a fortalecer os três pilares mencionados por Tourinho, tais como a criação de uma Pró-Reitoria voltada à questão da inclusão e do pertencimento e de uma área adjunta na Pró-Reitoria de Pesquisa para tratar dos projetos de inovação.

Carlotti falou sobre os esforços dispendidos pela Reitoria para transformar os campi da USP em “modelos de desenvolvimento sustentável”. “Nos próximos anos, as universidades passarão a ser avaliadas, principalmente, por sua capacidade de impactar a sociedade e mostrar como o desenvolvimento pode ocorrer com respeito ao planeta”, considerou.

O reitor também agradeceu à comunidade acadêmica “pela sensibilidade e apoio às diretrizes da Reitoria para o retorno das atividades presenciais”. “Não tivemos nenhum conflito interno e mostramos para a sociedade que é possível fazer esse retorno com respeito à ciência e sem pular nenhuma etapa da responsabilidade em relação à saúde”, afirmou.

“Nos próximos anos, as universidades passarão a ser avaliadas, principalmente, por sua capacidade de impactar a sociedade e mostrar como o desenvolvimento pode ocorrer com respeito ao planeta”, afirmou o reitor em seu discurso – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Quem são

Hugo Tourinho Filho possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e Livre-Docência em Crescimento e Desenvolvimento pela USP (2015). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento, Endocrinologia Esportiva e Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Eixo GH/IGF-I e treinamento físico na adolescência; Eixo GH/IGF-I e treinamento militar; programas de exercícios físicos com “exergames” para crianças e adolescentes; iniciação esportiva e formação atlética na infância e adolescência. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Endocrinologia e Metabologia do Esforço (Gepeme) e o Grupo de Estudo em Tecnologia e Games aplicados à saúde (Getega).

Rafael Pombo Menezes é professor associado da EEFERP. Foi presidente da Comissão de Pesquisa da escola e vice-presidente da Comissão de Graduação. É pesquisador nas seguintes áreas: Pedagogia do Esporte, Sports Coaching, Análise de Jogo, Esportes Coletivos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Jogo. Coordena o Projeto de Extensão Escolinha Multiesportes. Foi professor substituto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na disciplina Estudos Avançados de Handebol. Foi docente em instituições de ensino superior privadas e treinador de handebol em diferentes contextos (amador – da iniciação ao adulto – e universitário). Obteve títulos de doutor e mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.